Tecnica

Qual o melhor leitor de código de barras: Laser, CCD, Linear Imager ou 2D?

leitor de código de barras é um produto barato e versátil, podendo ser utilizado em praticamente qualquer aplicação que envolva um código de leitura, como cadastro de produtos, pagamento de contas, expedição de produtos dentre outros, mas isso pode gerar algumas dúvidas na escolha do leitor ideal. Afinal, essa parte da escolha faz toda a diferença na hora em que o usuário está trabalhando, seja em estoques, áreas de vendas de um supermercado ou outra empresa do varejo, entre outras aplicações.

Ao realizar um inventário, por exemplo, muitas vezes os operadores do equipamento começam a perceber dificuldades na leitura dos códigos. E isso pode ser muito improdutivo e até estressante.

Da mesma forma, não é incomum que lojas disponham de leitores para consultas de preços e eles não funcionem de forma eficaz.

A boa notícia é que é sim possível identificar o melhor leitor de código de barras, desde que sejam considerados diversos aspectos que discutiremos aqui. Continue lendo para entender quando optar por equipamentos dotados de tecnologia laser, CCD, Linear Imager ou 2D!

A importância de investir no melhor leitor de código de barras

Você sabe que precisa proporcionar à sua equipe o melhor equipamento. Quer adquirir um leitor de código de barras que seja fácil de usar, tenha um custo/benefício perceptível e dure por um bom tempo.

Afinal, está investindo em tecnologia, pois acredita nos benefícios que ela oferece ao seu negócio.

Daí a dominar detalhes técnicos é uma outra conversa. Você só quer atender às necessidades do seu negócio e não errar na hora do investimento.

Neste sentido, ter a certeza de que vai investir em um bom leitor de código de barras eficaz é fundamental.

As principais tecnologias de leitores de código de barras

Para começar, é importante saber que são quatro as tecnologias mais usuais na composição de leitores de código de barras: CCD, Linear Imager, Laser e 2D.

Veja, a seguir, os detalhes sobre cada uma delas e entenda para quais finalidades são indicadas:

1. CCD

Acrônimo de Charge-Coupled Device, ou seja (Dispositivo de Carga Acoplada), um leitor do tipo CCD é a tecnologia mais barata, mas possui uma pior performance comparado a outros leitores, ele precisa estar praticamente encostado ao código de barras para realizar a leitura.

Entrando mais a fundo nos detalhes técnicos, estamos falando em uma tecnologia baseada em um feixe de leitura montado por LEDs com baixa precisão. Isso torna este tipo de leitor menos potente para bipar e ler códigos de barras danificados ou que tenham sido impressos em superfícies cilíndricas ou curvadas, além de embalagens molhadas etc.

1.1 Linear Imager

O leitor linear imager é baseado na tecnologia CCD, porém com um desempenho superior, podendo inclusive fazer a leitura de códigos 2D. São leitores que operam a uma distância um pouco maior do código de barras em relação ao CCD, ou seja, não precisa estar em contato com o código.

Tecnicamente falando, o leitor linear imager tem uma característica marcante que é a robustez, os componentes eletrônicos são bem mais resistentes se comparados ao leitor laser.

Quando optar por um leitor do tipo CCD?

Leitores de código de barras do tipo CCD são indicados para operações simples. Exemplos: cadastro de produtos em escritórios e bancas de revistas; leitura de comandas em restaurantes, lojas de roupas, pequenos supermercados etc.

2. Laser

Muito populares, os leitores que possuem tecnologia Laser (como conhecemos popularmente o Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation – Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) têm um custo um pouco maior do que os CCD, pois fazem uma leitura mais “profunda”.

Eles têm mais facilidade de captar os dados de códigos de barras em superfícies não lineares ou com impressão de menor qualidade, permite que a leitura seja mais rápida mesmo em ambientes com bastante luminosidade.

Quando optar por um leitor do tipo Laser?

Normalmente, os leitores que contam com a tecnologia Laser são versáteis e podem ser adquiridos com suportes. Isso facilita na hora de usá-los em um único ponto ou então em operações móveis (doca de transportadora e caixa de supermercado, por exemplo).

3. 2D

Os leitores do tipo 2D, como próprio nome sugere, são equipamentos utilizados para leitura de códigos de barras bidimensionais (populares códigos inteligentes, por trabalhar com dados tanto na horizontal como na vertical) que possuem grande capacidade de armazenamento de dados e vêm ganhando espaço no Brasil. Esse tipo de leitor faz a leitura de QR Codes, PDF 417, Datamatrix e os códigos 2D por exemplo.

Quando optar por um leitor do tipo 2D?

Leitores do tipo 2D já são amplamente usados em transporte de encomendas, entregas de códigos promocionais (e-commerce), venda de ingressos de cinema via smartphones etc.

Confira alguns passos importantes que não vão te deixar na mão na hora de comprar um leitor de códigos de barras! 

1º Passo 
É preciso definir quais códigos serão lidos (códigos de barras tradicional ou 2D), qual simbologia utilizada, a quantidade de caracteres e o tamanho da barra ou largura do código. É importante também verificar a qualidade dos códigos, se estão danificados ou sujos, como por exemplo em um estoque ou setor de congelados.

2º Passo 
Definir a forma de leitura, por exemplo: leitor manual ou fixo.

3º Passo
Identificar o tipo de tecnologia de leitura: CCD, Linear Imager, Laser ou 2D.

4º Passo
Identificar qual a interface do leitor: USB, Teclado ou Serial.

5º Passo 
Para finalizar, é preciso definir o modo de comunicação do leitor com o sistema. Se será via Cabo, Bluetooth, Batch ou Wi-Fi.

Conclusão

Como você percebeu, não podemos apontar qual das três opções proporciona a melhor leitura de código de barras. Cada tecnologia tem suas especificidades e a escolha ideal vai depender muito da necessidade de cada empresa.

O mais indicado é que você faça contato com um fornecedor experiente para que as instruções sejam passadas com base nas características do seu negócio.

Quer saber mais ou apenas solicitar um orçamento? Entre em contato agora mesmo com a Micro3 Automação Comercial e Informática e iremos tirar todas as suas dúvidas.

A MICRO3 , é uma empresa de tecnologia que se destaca pela competência, criatividade e qualidade, presentes em toda a sua linha de produtos e serviços. Nosso sucesso está na promoção de soluções em tempo real, embasadas em conceitos e processos que garantem a satisfação de nossos clientes.

0 comentário em “Qual o melhor leitor de código de barras: Laser, CCD, Linear Imager ou 2D?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: