Gestão

A importância do controle de estoque

 

Redução dos prejuízos e perda sem controles

O controle de estoque é responsável  por identificar percas de material, trazendo com isso a redução nos seus prejuízos, e dando a sua empresa uma valiosa ferramenta para criar processos de controles.

Toda perca  deve ser contabilizada  para que possa ter uma apuração correta de seu real lucro. Dentre as percas mais danosa para empresa , se encontra o famoso  shrink,  pois neste tipo de  perca não é identificada o  motivos e simplesmente o estoque fisico não confere  com o sua contagem. E agora ? Para onde foi ? O que precisamos fazer para evitar isso ? .Fica portanto sua empresa desprotegida  a deriva, sem saber por onde começar para evitar novamente esses  prejuízos.

Por isso o controle de estoque preciso é tão importante .

Melhorar os recursos disponíveis

Mas não é só isso que serve, quando se tem um controle de estoque de qualidade, é possível reduzir a quantidade de  mercadorias a um nível ideal, sem excedentes, criando uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos recursos financeiros, que não precisam ser comprometidos sem a devida necessidade.

Nisto você encontra métodos como a  como curva de ABC,  que lhe traça os principais produtos a se manter em estoque.

Insumos ou produtos empatados no estoque significam dinheiro parado, cenário sempre desfavorável para o caixa da companhia. O controle de estoque é, portanto, responsável por otimizar todos esses recursos e melhorar a saúde financeira da empresa, livrando-se do que não é mais útil e criando espaço para novidades e oportunidades.

Integração com a gestão financeira

Por mais que se veja o estoque como um reduto de insumos e mercadorias, a organização precisa vê-lo como dinheiro aplicado. E é nesse sentido que esse setor faz parte da gestão financeira da companhia, já que gerencia as entradas e saídas de mercadorias, bem como indica o aumento ou a redução das demandas internas, direcionando a produção.

Consequência em efeito DOMINÓ.

A falta de produto para se entregar aos clientes são duas das maiores e mais graves falhas que podem vir a acontecer a partir de um estoque mal gerenciado, comprometendo não só os lucros da empresa como sua reputação no mercado.

Muitas companhias acreditam que essas falhas sejam comuns, mas poucas delas realmente mensuram a quantidade de clientes perdidos para a concorrência ocasionada por esses erros. O estoque mal controlado gera uma reação em cadeia em toda a dinâmica da empresa, comprometendo o trabalho dos colaboradores e o retorno financeiro.

Quando você for pensar em seu controle de estoque, considere a automatização de processos para evitar falhas de gestão, desencadeando prejuízo atrás de prejuízo. Um software de gestão, como o ACSN GESTOR , pode ser uma boa ideia para quem deseja otimizar seus recursos e potencializar seus resultados.

 

A MICRO3 , é uma empresa de tecnologia que se destaca pela competência, criatividade e qualidade, presentes em toda a sua linha de produtos e serviços. Nosso sucesso está na promoção de soluções em tempo real, embasadas em conceitos e processos que garantem a satisfação de nossos clientes.

0 comentário em “A importância do controle de estoque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: