Gestão

Planilhas para controle de sua empresa

A melhor maneira de controle para sua  empresa é sem sombra de dúvidas um programa que integrue todos os setores, comercial, estoque, financeiro, como por exemplo o CONNECT GESTÃO, ou CONNECT LOJA 8 . Esse investimento deveria ser a prioridade de toda empresa, pois  sua gestão é um dos principais aliados para o sucesso do negócio.

Mas sabemos quem nem todos querem ou podem inicialmente investir em  uma solução eficiente e acessível,  e para esses casos recomendamos sempre as famosas planilhas de controle. Não é o ideal, mais com certeza será melhor que não fazer nada.

Abaixo relacionamos as principais planilhas obrigatórias para sua empresa :

 

1. Fluxo de caixa

A planilha é essencial para que o empresário saiba se há dinheiro na conta do negócio. Para um fluxo de caixa perfeito, o controle diário de entradas e saídas financeiras tem que ser feito com muita dedicação e disciplina. Para Galhardo, a planilha também deve conter gastos fixos como luz, água e salários dos funcionários, entre outros.

Lançar vendas ao invés de recebimentos, não ter um acompanhamento diário e não criar categorias são alguns erros imperdoáveis no fluxo de caixa do seu negócio.

2. Controle de estoque

Muitos pequenos empresários acreditam que o controle “visual” do estoque é suficiente. “Se um fornecedor chega, normalmente, ele vai até o estoque e conta. Com uma planilha, ele pode falar na hora se precisa ou não de mais produto”.

Dependendo do tamanho do negócio, o recomendável é trabalhar com o auxílio de um software para um controle mais eficiente. A planilha deve conter dados como número de pedidos, status de entrega e o número que consta em estoque, histórico de venda deste produto, Etc.

3. Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

Essa planilha é essencial para que o empresário saiba se o seu negócio está dando lucrou ou não. Nesse controle entram o valor da receita bruta, custos como impostos, royalties, gastos ocupacionais e administrativos.  É uma planilha gerencial para saber o resultado da empresa.

4. Cadastro de clientes

Nome, endereço, e-mail e telefone para contato são algumas informações dos clientes que podem auxiliar o empreendedor nas ações de marketing da empresa. Uma empresa deve interagir nas redes sociais, fazer convite e mandar um e-mail com as promoções da loja, por exemplo.

5. Controle comercial

A planilha de vendas pode ajudar o empreendedor a compreender como a sua empresa fatura. Além do valor bruto das vendas, é possível saber qual o número de clientes convertidos e não convertidos, qual vendedor vendeu mais e quais foram os itens vendidos.
São números importantes para a base da gestão de vendas, pois dá para tirar o ticket médio, ter o número de itens por venda, valor médio de cada item, entre outros”, explica Galhardo.

Voltamos a dizer que quanto maior a  integração nas informações, melhor para sua empresa. O uso de diversas planilhas podem trazer ao longo do tempo, confusão de informações e até dúvida sobre elas, então o melhor é um sistema específico conforme sua  realidade.

A MICRO3 , é uma empresa de tecnologia que se destaca pela competência, criatividade e qualidade, presentes em toda a sua linha de produtos e serviços. Nosso sucesso está na promoção de soluções em tempo real, embasadas em conceitos e processos que garantem a satisfação de nossos clientes.

0 comentário em “Planilhas para controle de sua empresa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: