Equipamentos Gestão Marketing

Atendimento ao Cliente : 4 erros que os restaurantes cometem.

Em um restaurante, toda a atenção ao cardápio é pouca. Procurar os ingredientes certos, escolher bons cozinheiros e definir quais serão os pratos do menu são apenas algumas das prioridades. Afinal, essas são as matérias-primas do produto final, certo?

Ocorre que, embora a qualidade do produto seja indispensável nesse meio, também outras questões importantes. Uma delas o “atendimento”.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada revelou  que as pessoas de diferentes regiões do país, relata que  o atendimento é mais importante do que a qualidade do produto ou o preço cobrado – aproximadamente 60% dos entrevistados fizeram essa opção. Talvez o motivo para esse resultado seja o fato de que, infelizmente, muitas organizações negligenciam totalmente a qualidade do atendimento.

Confira agora os 4 principais erros de um restaurante, e tente ao máximo evita-los:

1 – Atendimento ao cliente “genérico”

O primeiro grande erro é prestar um atendimento genérico. O cliente gosta de se sentir prestigiado, principalmente quando visita o estabelecimento com frequência. Por sinal, em um restaurante, é muito comum que o cliente se fidelize de maneira mais orgânica, principalmente quando gosta da comida e do ambiente.

Para oferecer um atendimento mais personalizado, você deve apostar em um bom  sistema de atendimento , que consiga conciliar atendimento com gestão. Assim,  colher dados da clientela a cada visita e oferecer um atendimento com base no comportamento e preferências dele,  que ofereça relatórios amplos como DRE, Curva de ABC, Estoque,  entre outros.

2 – Ambiente desconfortável

Em busca da maximização dos lucros, muitos empreendedores do ramo ignoram completamente a questão da ambientação. Você já deve ter frequentado um estabelecimento em que tocar o cotovelo na pessoa do lado era comum, não é verdade? Acontece que, na percepção do consumidor, essa falta de qualidade no restaurante certamente vai ser interpretada como um descompromisso total com a satisfação em um quadro geral. Passarão a questionar, inclusive, a higienização dos produtos.

Por isso, para potencializar os seus lucros em longo prazo, é preciso se atentar a essa questão e começar a pensar em clientes fiéis. Em curto prazo, pode parecer que o descompromisso é rentável, mas a situação não se sustentará por muito tempo.

3 – Profissionais desqualificados

O garçom não é um mero entregador: ele é um verdadeiro porta-voz da empresa, pessoa que estará em maior contato com o consumidor. É o seu rosto que muitas vezes é lembrado pelo cliente e, em alguns casos, é por causa do seu bom atendimento que muitos procuram o estabelecimento novamente. Por isso, é fundamental que você trabalhe na qualificação dos profissionais.

 

Treinamentos são indispensáveis para que todos se adaptem ao uso da tecnologia, mas o mais importante é que todos conheçam as abordagens certas para atrair a clientela. Além disso, conhecer a fundo todos os itens do cardápio também é essencial, sendo capaz de dar as melhores recomendações.

4 – Estabelecimento obsoleto

Por fim, o último erro que pode ser cometido pelo gestor é esquecer de que as coisas estão em constante transformação. As demandas dos clientes mudam de tempos em tempos. Hoje, por exemplo, existe a questão da conectividade: as pessoas fazem questão de se manterem conectadas o tempo todo.

Para atender a essa demanda, é interessante que o restaurante conte com um HOTSPOT, para garantir a conectividade de todos os clientes.

E porque não conectar o seu HOTSPOT com a conta de FACEBOOK? , desta maneira cada cliente que usar a sua internet já faz CHEKI-N no perfil dele , divulgando anda mais o seu estabelecimento.

Hoje em dia as mídias sociais são  influenciadora de opiniões, por isso aproveite ela de maneira saudável e ao seu favor !

0 comentário em “Atendimento ao Cliente : 4 erros que os restaurantes cometem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: